Image

SOBRE O PROJETO

O Projeto de Fortalecimento da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) - Termo de Execução Descentralizada (TED) nº 163/2018 - tem como objetivo expandir e fortalecer a implementação da EAAB por meio de quatro eixos de ação.
1. APOIO À GESTÃO:
Apoio aos gestores estaduais, regionais e municipais da EAAB na elaboração de planos de ação para a implementação da EAAB.
2. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS:
Formação de tutores para apoiarem a expansão da EAAB prioritariamente em municípios contemplados na portaria GM/MS No 3.297, DE 4 DE DEZEMBRO DE 2020.
3. MONITORAMENTO DA EAAB:
Aprimoramento dos sistemas de informação envolvidos no gerenciamento e monitoramento da EAAB, apoio às coordenações estaduais e municipais para o desenvolvimento das atividades de monitoramento e construção de um Portal para reunir todas as informações relativas à EAAB.
4. AVALIAÇÃO DA EAAB
Identificação de elementos-chave que dificultam e facilitam a implementação e sustentabilidade da EAAB e avaliação dos resultados da EAAB sobre indicadores de amamentação e alimentação complementar em crianças de 0-2 anos atendidas em Unidades Básicas de Saúde que fizeram adesão à Estratégia.
Instituições Envolvidas:

- Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição – CGAN e Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno - COCAM, Ministério da Saúde (MS).

- Instituto de Saúde / Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, SES/SP.

- Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa / Universidade Federal Fluminense (UFF). 

- Os aspectos administrativos e financeiros são acompanhados pela Fundação Euclides da Cunha (FEC) de Apoio Institucional à UFF.